Portos
06/08/2014 - 03h54

Iquique quer ser o ‘Porto de Santos’ do Pacífico


Com o objetivo de transformar o Porto de Iquique no ‘Porto de Santos’ no Oceano Pacífico, uma comitiva da cidade chilena veio ao Brasil e esteve nesta segunda-feira (4) em Santos em visita oficial à cidade e ao seu complexo portuário. Em ato no salão nobre no período da tarde, os prefeitos Paulo Alexandre Barbosa e Jorge Soría Quiroga ratificaram protocolo de intenções para a irmanação entre os municípios.
 
A proposta de Iquique prevê a criação de uma rota ligando os portos brasileiro e chileno por meio de estradas e ferrovias, as quais também passariam pela Bolívia, sempre por regiões planas. “Santos é o mais importante porto da América do Sul e ser irmão deste gigante será muito importante para a integração do continente”, disse o prefeito de Iquique, capital da Região de Tarapacá, Jorge Quiroga.
 
O prefeito Paulo Alexandre, também presidente da Associação Brasileira de Municípios Portuários (ABPM), ressaltou a retomada do processo de irmanação entre as cidades, pois ambas abrigam importantes portos para o mundo, e o projeto ousado e estratégico defendido por Iquique. “A diversificação dos modais de transporte para ampliar a movimentação de cargas no continente e a conexão com a Ásia são destaques neste projeto”, disse o chefe do Executivo Santista, que ressaltou a necessidade de ampliação dos estudos para o desenvolvimento do empreendimento.
 
A comitiva chilena também era formada pelo conselheiro regional de Tarapacá, Jorge Soria Macchiavello, e o vereador de Iquique, Maurício Soria, e outros integrantes da prefeitura e jornalistas da emissora municipal RTC Televisão. O grupo estará nesta terça-feira (4) em reunião com a Comissão de Infraestrutura do Senado em Brasília (Distrito Federal).
 
Cidades-irmãs de Santos
 
Shimonoseki (Japão) – 1971
Nagasaki (Japão) – 1972
Trieste (Itália) – 1978
Coimbra (Portugal) – 1980
Funchal (Portugal) – 1988
Ansião (Portugal) – 1996
Arouca (Portugal) – 2001
Ushuaia (Argentina) – 1994
Havana (Cuba) – 1995
Taizhou (China) – 1996
Ningbo (China) – 2000
Contanta (Romênia) – 2001
Ulsan (Coreia do Sul) – 2002
Colón (Panamá) – 2006
Cádiz (Espanha) – 2010
Fernando De La Mora (Paraguai) – 2011
Callao (Perú) – 2013
Alajuela (Costa Rica) – 2014
Veracruz (México) - 2014


FalaSantos
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por