Cidades
02/07/2018 - 02h56

Guarujá lança edital e apresenta novo modelo de transporte público


Empresa vencedora a licitação terá o prazo de seis meses, a partir da assinatura do contrato, para concluir as melhorias.
 
A Prefeitura de Guarujá, no litoral de São Paulo, lançou do edital para Concessão do Serviço de Transporte Público Coletivo do Município. O evento aconteceu na sexta-feira (29), no Paço Moacir dos Santos Filho, no bairro do Santo Antonio.
 
Durante a solenidade, que reuniu secretários municipais e representantes do Poder Legislativo, foi apresentado os detalhes do edital de concessão do transporte público. A expectativa é que Guarujá se torne uma referência em tecnologia viária e integração modal, com investimento estimado de aproximadamente R$ 197 milhões.
 
Os mais de 80 mil passageiros que utilizam o transporte coletivo todos os dias na cidade terão, além de veículos zero quilômetros, o sistema conta com uma frota acessível e equipada com ar condicionado e Wi-Fi, segundo a prefeitura.
 
Atualmente, o serviço do transporte público na cidade é fornecido mediante um termo de autorização firmado pela administração anterior e atual prestadora de serviço. A última licitação foi realizada em 2001 além de contratos emergenciais, o que a atual Administração e o Ministério Público (MP) consideram irregular. A empresa que assumir terá o prazo de seis meses, a partir da assinatura do contrato, para concluir as melhorias.
 
Nova frota
 
Hoje o município possui 147 ônibus, com 7.820 lugares. No novo modelo serão 120 ônibus disponibilizando 12.985 lugares.
 
A frota contempla 25 ônibus articulados modelos BRT, 40 ônibus modelos Padron, 55 micro-ônibus e do tipo convencional, um ônibus modelo Double Deck (para rota e linhas turísticas), três micro-ônibus executivos modelos Rodoviários (Serviços Executivos) e duas vans adaptadas para transporte de pessoas com mobilidade reduzida.
 
O novo edital prevê que a população contará com uma frota nova, totalmente zero quilômetro veículos adaptados para pessoas com deficiência, Wi-Fi, ar-condicionado, porta esquerda para embarque e desembarque – providência que garante mais segurança, rapidez e funcionalidade. Além de um aplicativo, via GPS, para que o cidadão monitore a hora em que seu ônibus vai passar pelo ponto.
 
 
Da Redação
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por