Portos
12/06/2019 - 05h03

Autoridade Portuária apresenta balanço dos primeiros 100 dias de gestão




O presidente da Autoridade Portuária de Santos, Casemiro Tércio Carvalho, e os demais diretores apresentaram ao corpo gerencial e à imprensa, nesta terça-feira (11/06), um balanço dos 100 primeiros dias de gestão, destacando as principais realizações e desafios. “Uma conquista que não teria sido possível sem o esforço de toda a companhia”, afirmou o presidente.
 
Dentre os resultados alcançados nos últimos 100 dias, um dos principais destaques foi o lucro líquido de R$ 68 milhões no primeiro quadrimestre deste ano, o melhor resultado em décadas. A economia de R$ 7,5 milhões ao ano, reflexo de uma redução média de 30% sobre os valores originais dispendidos em oito contratos de serviços renegociados, e a perspectiva de uma economia de R$ 5 milhões ao ano, por conta de maior controle de horas extras e implantação do novo Plano de Cargos Comissionados e Funções de Confiança, também foram pontos destacados no balanço dos 100 dias.
 
Na relação com o mercado, Tércio enfatizou o trabalho desenvolvido pela equipe comercial, que firmou três contratos de transição com reajuste de até 75% em benefício da Autoridade Portuária. Também foram derrubadas liminares de terminais com contratos vencidos que operavam precariamente, o que possibilitará a atração de novos investimentos para o porto. Destacou, também, a elaboração da proposta da nova estrutura tarifária pelo uso do canal, obedecendo critérios de cobrança por tonelagem bruta. A proposta deverá ser apresentada ao Conselho de Autoridade Portuária (CAP) em aproximadamente 45 dias. “Apesar de o CAP ser um órgão consultivo, queremos fazer um debate com o mercado antes de enviar à agência reguladora [Antaq]”, afirmou Tércio.
 
A aprovação das contratações da dragagem de manutenção, no valor de R$ 309 milhões, por 24 meses, e da manutenção de pavimentação das perimetrais, no valor de R$ 17 milhões, por 18 meses, também integraram o rol de realizações. “Os editais serão publicados em breve”, disse Tércio.
 
Entre as ações, a Autoridade Portuária enviou à Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), do Ministério da Economia, proposta de plano de demissão voluntária (PDV), a ser lançado no segundo semestre para 480 profissionais elegíveis.
 
O chamamento público para doação, sem ônus, de estudos para qualificar a modelagem da concessão do canal de navegação, lançado hoje; os leilões das áreas STS 13A e STS 20 (ex-Vopak e Pérola); e a economia de R$ 6 milhões ao ano com a transferência da gestão do Terminal Pesqueiro Público de Laguna para autoridades locais fecharam o balanço das realizações nos 100 dias.
 
No segundo semestre, a diretoria continuará focada na conclusão da revisão do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto; na abertura de nova licitação para a obra de acesso à área primária do Macuco; na antecipação das licenças ambientais das concessões a serem ofertadas ao mercado; na contratação do Master Plan da gestão do patrimônio histórico e cultural do porto; e na definição do plano de investimento da melhoria dos acessos ferroviários internos.
 
Tércio destacou, ainda, ações comerciais visando a atração de novas cargas para o porto, por meio de prospecção de cadeias produtivas. Nesse sentido, anunciou a abertura de escritório comercial na China, a renovação da marca para “Santos Port Authority”, e a preparação de novos arrendamentos e adensamentos de áreas que estão com contratos vencendo.
 
Mais uma vez, o presidente reforçou que toda a proposta de uma gestão mais eficiente está estruturada em três grandes eixos de atuação: intracorporação, com foco em pessoas, critérios de meritocracia, transparência e modernização da administração; mercado, que preconiza uma nova relação com os clientes, fornecedores e parceiros; e desestatização, por meio de concessões de serviços de infraestrutura e leilões para arrendamento de áreas à iniciativa privada.


AssCom Codesp
 

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