Economia
28/10/2020 - 09h43

Presidente do Invest SP visita a Baixada em busca de possibilidades de desenvolvimento econômico




Discutir um novo plano de desenvolvimento econômico para a Baixada Santista, tendo Santos como grande motor. Esse foi um dos objetivos principais da visita do presidente da Invest SP, Wilson Mello, à região, nesta segunda-feira (26/10). Mello foi convidado pelo LIDE Litoral Paulista – Grupo de Líderes Empresariais para conhecer de perto os problemas da região durante a reunião periódica do movimento Empresários pela Retomada, organizado pelas unidades do LIDE do interior e litoral com o objetivo de restabelecer o equilíbrio da economia dessas regiões através da imensa rede do LIDE Global. Desde o início da pandemia, o presidente da Invest SP tem sido o interlocutor do governo do Estado junto aos empresários.
 
As atividades com Mello na Baixada Santista tiveram início com um café da manhã na BTP – Brasil Terminal Portuário, onde foi tratado o tema oportunidades e demandas do setor portuário, com apresentação do presidente da empresa, Ricardo Arten. “A gente está buscando, junto com a Invest SP, trazer investimentos externos para nossa região. Por isso organizamos uma agenda bem vasta para o Wilson, com quatro encontros durante dia”, explicou o presidente do LIDE Litoral Paulista, Jarbas Vieira Marques Jr.
 
Segundo ele, um dos resultados práticos da visita foi a formação de um grupo de empresários e membros do poder público para viabilizar projetos para a Baixada Santista. “Temos a possibilidade de trazer para nossa região indústrias que queiram exportar ou importar, por conta da proximidade com o Porto de Santos. E já estamos articulando essa questão”.
 
Na sequência, Mello e o comitê gestor do LIDE Litoral Paulista foram recebidos pelo prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, no Paço Municipal, com apresentação do chefe do executivo sobre oportunidades de investimentos no Município. “A nossa ideia é apresentar a Área Continental de Santos. A maioria das pessoas conhece só a Área Insular, que tem 39 quilômetros quadrados. Só que a gente tem o outro lado, a Área Continental, que tem mais de 230 quilômetros quadrados, com 0,4% da população. E essa área é a adequada para os investimentos que são necessários. Os maiores investimentos na área portuária, nas últimas décadas, foram feitos nessa região. E há um grande potencial de investimentos, não só na área portuária, mas em atividades combinadas a ela”, destacou o prefeito.
 
Ao meio dia, Mello palestrou durante almoço para os empresários do grupo no Restaurante Tasca do Porto e falou sobre projeto Retomada 2021/21, do Governo do Estado, que consiste em ajudar o setor privado nesse momento pós-pandemia. Para o presidente da Invest SP, é preciso desenvolver a Baixada Santista como um todo e repensar o desenvolvimento da região. “Hoje o objetivo da minha visita é conversar com diversos setores, ouvir deles planos e iniciativas e como o Estado pode colaborar, como podemos trabalhar de forma conjunta. Discutir possibilidades, oportunidades, mas principalmente reconhecer a grande capacidade de produção econômica que tem a Baixada Santista”, enfatizou Wilson Mello.
 
Na sequência, o presidente da Invest SP fez uma visita ao Complexo Andaraguá, em Praia Grande, acompanhado do presidente do LIDE Litoral Paulista e o CEO da empresa, André Ursini, para identificação de oportunidades.

 
 
Da Redação
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por