Mulher
11/12/2020 - 09h28

Curso de defesa pessoal para mulheres com deficiência é ministrado em Santos


Inscrições são gratuitas.
 
Nesta sexta-feira (11) acontece em Santos a segunda etapa do Eu Me Defendo Inclusivo!, curso inédito de defesa pessoal direcionado para todas as mulheres PcD (Pessoas com Deficiência). O projeto integra a programação organizada pela Prefeitura de Santos pelo Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrado no dia 3 de dezembro. As aulas serão realizadas no Arena Santos, na Vila Mathias, divididas em duas turmas, das 9h às 11h (mulheres com deficiência física) e das 11h30 às 13h30 (mulheres com deficiência visual).
 
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet ou no dia do evento, até esgotarem as vagas. Também que no dia 10 de dezembro é comemorado o Dia Nacional da Inclusão Social.
 
Idealizado pelos professores Fábio Abreu e Allane Pinheiro, o curso Eu Me Defendo Inclusivo! ensina técnicas para mulheres com deficiência física, auditiva e visual, simulando situações de perigo. As participantes aprenderão métodos evasivos, movimentos circulares, saídas de agarramento e esganadura. A primeira etapa foi realizada na última sexta-feira (4) para mulheres com deficiência auditiva e mulheres sem deficiência. As aulas contam com o auxílio de guias, tradutores e intérpretes de Libras.
 
Agendado anteriormente para março, o curso teve de ser adiado devido à pandemia do coronavírus (Covid-19). As atividades respeitam todos os protocolos sanitários de prevenção e estão adequadas às normas de distanciamento social com limitação no número de participantes. Na capacitação, realizada em parceria entre a Coordenadoria de Defesa de Políticas para a Pessoa com Deficiência (Codep) e a Coordenadoria de Políticas para a Mulher (Comulher), as participantes ainda ganharão squeeze, álcool em gel, máscara de proteção e camiseta.
 
“Estamos muito felizes com a realização desse curso, mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia. As mulheres PcD também sofrem os mais variados tipos de agressão no dia a dia, então fornecer instrumentos para que elas possam se defender de uma agressão na rua ou em um caso de violência doméstica, isso é muito gratificante”, ressalta o professor Fábio.
 
Serviço
 
Eu Me Defendo Inclusivo!
Data: 11 de dezembro de 2020 (sexta-feira)
Local: Arena Santos – Sala Multiuso (Avenida Rangel Pestana, 184 – Vila Mathias – Santos/SP)
Horário: 9h às 11h (mulheres com deficiência física) e 11h30 às 13h30 (mulheres com deficiência visual)
 
 
Da Redação
 

Comentários (0)


Fala Santos
E-mail: contato@falasantos.com.br
© 2010 Fala Santos. Todos os direitos reservados. site criado por