Meio Ambiente
13/09/2018 - 05h21

Mutirão vai recolher lixo da praia no sábado




Mais uma edição do Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios, neste sábado, às 9h, será celebrada com diversas ações, entre elas, mutirões de recolhimento de microlixo pela faixa de areia das praias, ações de conscientização e distribuição de brindes.
 
O mutirão, realizado pelo Instituto Mar Azul (IMA) e a Secretaria de Meio Ambiente (Semam), terá início às 9h na Praça das Bandeiras (Gonzaga), seguindo em direção ao Aquário, onde haverá triagem e caracterização do material recolhido. No local, haverá sensibilização do público por meio da equipe da Estação Ambiental.
 
Este ano, a expectativa é de reunir mais de mil pessoas. Uma novidade será a participação de grupos com caiaques e stand ups, além de escoteiros, empresas, clubes, escolas e ONGs.
 
No caminho até o Aquário, a barraca de praia do Grêmio Recreativo Amarelinho, da MSC, disponibilizará água aos participantes. A tenda fica em frente à Pinacoteca Benedito Calixto. Uma vez no Aquário, o Grupo Accor, que também participará da caminhada, terá uma mesa com frutas para recepcionar os participantes.
 
BRINDES
 
Ao final da caminhada, no Aquário, haverá sorteio de sacolas retornáveis, além de outros brindes. Já o programa Recicla + Santos sorteará cinco vales-desconto com 100 pontos cada um para utilização em compras na rede de supermercados Varandas.
 
Já no canal 3, às 11h, acontece a inauguração da tenda do projeto de Combate às Fontes de Poluição Marinha por Resíduos Sólidos, uma parceria entre a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), a ISWA (Associação Internacional de Resíduos Sólidos), a Sepa (agência ambiental da Suécia), a Semam e a Surflimpeza, com uma sessão de alongamento e respiração conduzidos Júlia Fadel, da Método DeRose Santos.
 
Outra iniciativa é da Ação Santos Lixo Zero, que acontece na praia do Sangava, a partir das 9h, com saída na rampa ao lado do Deck do Pescador (para remadores) ou na Ponte Edgar Perdigão. Os organizadores orientam a levar água, lanche, boné, protetor solar, luva e saco de lixo.
 
No Aquário, ainda dentro da programação, haverá um painel informativo sobre a importância da proteção das nascentes.  
 
O Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios se soma às demais iniciativas da Semam em relação aos resíduos urbanos, tais como os programas Recicla Santos, Recicla Centro, Ecofábrica Criativa (marcenaria ecológica), Estação Ambiental, Composta Santos e o convênio assinado em junho com a ISWA, para identificar as fontes de geração de resíduos e prevenir a chegada às praias.    
 
SERVIÇO
 
- Mutirão: Instituto Mar Azul (IMA)
 
Concentração: Praça das Bandeiras - Gonzaga
 
Saída: 9h.
 
- Mutirão Pense Limpo – Colégio Objetivo
 
Concentração: Canal 4, em frente ao colégio.
 
Saída: 11h30
 
- Inauguração do projeto SurfLimpeza
 
Realização: Abrelpe/ISWA/SEPA
 
Local: ao lado do Canal 3
 
Horário: 11h
 
- Ação Santos Lixo Zero
 
Realização: Santos Lixo Zero
 
Local: Deck do Pescador (para remadores) ou na Ponte Edgar Perdigão
 
Horário: 9h
 
 
Da Redação