Cultura e Entretenimento
07/11/2018 - 03h55

Exposição de arte inspirada em casos do Ministério Público chega a Santos


"Retratos da Cidadania" aborda, por meio de formas de expressão artística, a atuação do Ministério Público paulista


 
A exposição Retratos da Cidadania: arte e obras do Ministério Público, que está passando por diferentes cidades paulistas até dezembro de 2018, chega em novembro em Santos. A exposição,  que aborda, pelos olhos de artistas, a atuação do Ministério Público do Estado de São Paulo, estará de 7 de novembro a 14 de dezembro na Pinacoteca de Santos.
 
O retorno para os cofres públicos do dinheiro desviado pelo ex-prefeito Paulo Maluf; o impulso à criação de mais de 85 mil vagas em creches; a operação que gerou a prisão da ex-prefeita de Ribeirão Preto Dárcy Vera; o fim de um programa ilegal de retirada de rins de cadáveres; a repatriação de mais de US$ 4 milhões em obras de arte adquiridas e desviadas ilegalmente pelo banqueiro Edemar Cid Ferreira e a cassação de políticos eleitos após o uso de candidaturas fantasmas de mulheres são alguns dos casos abordados pela mostra.
 
"Essa exposição é uma verdadeira prestação de contas, a partir da sensibilidade desses grandes artistas, do trabalho do Ministério Público em favor da sociedade", diz o procurador-geral de Justiça de SP, Gianpaolo Smanio.
 
O Ministério Público do Estado de São Paulo, entrevistou promotores de Justiça de diversas áreas de todo o Estado, cidadãos diretamente beneficiados pelo trabalho do MPSP, especialistas da sociedade civil, e levou esses relatos como inspiração a diversos artistas paulistas, que agora apresentam a sua versão do trabalho do MP em tinta, em tela, em escultura, em obra de arte. 
 
Até o dia 14 de dezembro, os visitantes de Santos e região poderão conferir as obras e todas as entrevistas em vídeo, que foram entregues aos artistas e serviram de influência para suas produções.
 
Serviço
 
Retratos da Cidadania: arte e obras do Ministério Público em Sorocaba
Data: de 7 de novembro a 14 de dezembro de 2018
Local: Pinacoteca Benedicto Calixto - Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, no Boqueirão, em Santos.
Dias: de segunda a sexta-feira
Faixa etária Livre
Entrada gratuita
 
 
Da Redação