Cultura e Entretenimento
09/03/2011 - 19h11

Carnaval 2011 - Conheça as escolas campeãs da Baixada Santista



X-9 é campeã em Santos

Com 179,75 pontos, a escola de samba X-9 foi a grande vencedora do Carnaval santista, após a apuração das notas, nesta quarta (9), na Passarela do Samba Dráusio da Cruz, na Zona Noroeste.

Assim, a agremiação do Macuco passa a ter 22 títulos, o primeiro deles conquistado em 1947. A Unidos dos Morros ficou em segundo lugar, com 179,50 pontos, a apenas 25 décimos da X-9.

A Padre Paulo, campeã do ano passado e que amargou o rebaixamento para o Grupo de Acesso, aceitou o resultado: nono lugar, com 174,25 pontos. A Vila Mathias, com 172,50 pontos, na última posição, foi a outra rebaixada. Do grupo de acesso, das cinco escolas, duas subirão para o Grupo Especial: a Brasil, com 179,25 pontos, e a Real Mociedade, com 179.

Apuração

Foram avaliados nove quesitos: fantasias, enredo, alegorias e adereços, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, samba-enredo, evolução, harmonia e bateria, aos quais foram atribuídas notas de 5 a 10, por três jurados em cada item.

O resultado de cada escola por categoria foi obtido pela soma das notas de maior valor, sendo a menor descartada. Como são 27 juízes, a pontuação máxima que uma escola poderia obter seria 180 pontos, se recebesse nota dez em todos os quesitos.

 
Independência do Casqueiro é campeã em Cubatão

O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Independência, do Jardim Casqueiro, foi a grande campeã do Carnaval cubatense de 2011, com o enredo “O Mundo Mágico dos Sonhos”.

A escola disputou com outras duas co-irmãs da cidade na noite de sábado (05/03). A primeira a desfilar foi a escola de samba Nações Unidas, seguida pela Unidos do Morro e a Independência encerrando os desfiles.

A Independencia venceu o carnaval de Cubatão com 196,5 pontos, ficando a Nações Unidas em segundo com 192,5 pontos  e a Unidos do Morro, terceiro lugar, que teve 138 pontos


Imperador da Ilha é campeã em Guarujá

Com 177,5 pontos, a escola Imperador de Ilha levou o título de campeã no Carnaval de Guarujá.

Com a mesma pontuação, a Renascer do Borel foi vice-campeã. O critério usado para o desempate foi o quesito harmonia. Como a escola teve um carro alegórico quebrado, foi punida em 0,5 pontos. Em terceiro ficou a São Miguel, com 176 pontos. Samba Guarujá ficou na quarta colocação, com 174,5.  Em quinto, ficou a Academia do Samba Vem que é Dez, com 124,5.

Desclassificação
A Meninos de Elite, primeira escola marcada para se apresentar, não compareceu ao sambódromo no horário marcado e acabou desclassificada pela Liga das Escolas de Samba da Cidade. A escola alegou problemas com carros e com o trânsito no município e não conseguiu chegar no horário determinado.


Casa do Mestiço é campeã em Praia Grande

A agremiação Casa do Mestiço é a grande campeã do Carnaval em Praia Grande contabilizando 177,4 pontos. A agremiação do bairro Jardim Esmeralda conquistou os jurados com o tema Crendices e Superstições. O enredo aborda as superstições que habitam o imaginário das pessoas. Ao todo, mais de 700 pessoas, divididas em três setores e 12 alas, defenderam as cores da escola.

Em uma rápida história de ascensões, a agremiação, com apenas três anos de existência, já contabiliza três títulos. O primeiro, em 2009, foi conquistado no 2º grupo, o chamado grupo de acesso. Já em 2010, a escola garantiu o campeonato do 1ª grupo o que possibilitou que a agremiação desfilasse neste ano no Grupo Especial da Cidade.

A vice-campeã, com 174 pontos, foi a escola Folia 99.  O tema escolhido para este ano foi a história do Brasil, contada em forma de teatro. A agremiação narrou o País desde a chegada dos portugueses até a miscigenação dos dias de hoje.

Já as agremiações rebaixadas foram a Acadêmicos de Praia Grande, com o enredo que abordava a história de Monteiro lobato e a João Apolônio - Cesac, que trouxe para a avenida o tema Criança Brasileira.

Quem subiu e irá desfilar em 2012 no Grupo Especial da Cidade são as agremiações Favoritos do Forte e Academicos da ilha do Caieiras.


FalaSantos